Precisa de ajuda?
Atendimento por Telefone (11) 99743-6043

Já parou para pensar de onde surgem a base e o preparo de insumos como aquele delicioso bacon, o presunto ou até mesmo o salame que acompanha o aperitivo do momento entre amigos no fim de semana? Pois bem, a charcutaria é responsável por esses prazeres do nosso dia a dia. Sendo uma área de extrema importância, trouxemos para você informações sobre essa arte!
Nesse conteúdo, vamos explorar o fascinante mundo da charcutaria, desde suas origens até suas técnicas, passando pelos diferentes tipos de produtos que encantam os paladares mais exigentes.
O termo “charcutaria” é originado do francês, da junção de ‘chair’, que significa ‘carne’, e ‘cuit’, que significa ‘cozido’. A charcutaria transformou-se no ramo de preparação e conservação de carnes. Tendo início entre os anos 1401 e 1500, época em que os europeus navegavam por longos períodos e tinham pouquíssimos recursos e praticidade na hora de preservar e resguardar os alimentos, a charcutaria surgiu como essencial para auxiliar na conservação dos mantimentos. Sem a presença dela, a comida estragava muito rapidamente. Além de descrever a atividade de conservação de carnes, o termo charcutaria também se refere a lojas de produtos feitos com carnes, especialmente suínas.
Hoje em dia, a charcutaria abrange o trabalho de quem desenvolve produtos utilizando diferentes técnicas de conservação, como defumação, cura e embutimento.



A charcutaria é uma área que tem despertado muitos admiradores. Se você é um deles, continue por aqui para saber mais sobre esse universo! ????
Existem vários tipos e procedimentos, pois a charcutaria oferece grandes possibilidades e variedades. Pode parecer complexa, mas o essencial para ingressar nessa área é o toque de sal, noções de qualidade e interesse por novos sabores. Entre inúmeras técnicas, temos a charcutaria artesanal, conhecida pela preparação artesanal e caseira, baseada em ingredientes de qualidade e métodos antigos. São produzidos lombo, copa, morcela, linguiça, mortadela, pancetta, salames e todas as carnes preservadas com sal, gordura, defumação e outras técnicas.
Para entender melhor a charcutaria, precisamos destacar a conservação da carne, que é o princípio e o objetivo dessa arte gastronômica. Ela envolve basicamente os processos de defumação, desidratação, cocção, marinada e salmoura. Vamos explicar melhor esses processos:
Muitos têm dúvidas sobre os equipamentos necessários para começar na charcutaria. Aqui estão os principais (indispensáveis) para você que quer iniciar ou se aperfeiçoar nesta área:




Fonte: Mercado Livre
Além desses, há outros equipamentos indispensáveis como embutidora de carnes, câmara frigorífica, amarrador de embutidos, gerador de vapor (defumador), papel celofane, barbante culinário e grampeador, que também são essenciais na hora de ensacar os produtos curados ou embutidos.
Mesmo com toda a grandeza da charcutaria, acreditamos que suas perspectivas e conhecimentos tenham evoluído ao absorver essas informações valiosas e dicas práticas. Essa é a abordagem CAF de contribuir com o desenvolvimento de produtos, peças e acessórios seguros para o ramo alimentício, além de apoiar projetos como o seu!
Quer saber mais sobre nós? Clique aqui e visite nosso site.
Continue acompanhando nosso blog e fique atento aos assuntos e diversidades que abordamos. Até breve!